top of page

Diferentes diversidades no ambiente corporativo

Nos últimos anos – felizmente - muitas empresas e organizações têm se mostrado preocupadas com questões ligadas à diversidade no ambiente corporativo. Essa palavrinha tem aparecido de forma recorrente em textos e publicações. Mas o que ela significa de fato? Quais são os tipos de diversidade?
Uma das primeiras ideias mentais associada à palavra é a diversidade de orientação sexual e identidades de gênero. Empresas diversas respeitam essas diferenças, conversam sobre esse assunto com os seus colaboradores para tirar dúvidas, informar e eliminar preconceitos e contratam profissionais LGBTQIA+.
Mas a palavra diversidade vai além desse aspecto, ainda que ele seja relevante. Ela significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, que possui multiplicidade. No ambiente corporativo, a diversidade pode ser cultura, biológica, étnica, fisiológica, linguística, religiosa, etc. Empresas inclusivas e diversas são mais criativas, inovadoras e podem, inclusive, faturar mais, segundo levantamento da consultoria McKinsey, empresas que vem a diversidade como parte da estratégia de seus negócios possuem mais chances de lucrar acima da média de mercado. Além disso, investir na diversidade traz outras vantagens, como melhor gestão de riscos, oportunidades para a inovação e aumento da conexão com novos públicos, formados por diferentes grupos de afinidade. Empresas diversas promovem ambientes de trabalho mais saudáveis, com trocas de experiências mais ricas entre diferentes perfis profissionais, aumentam a motivação e a produtividade dos colaboradores e a competitividade da empresa no seu mercado de atuação.

© EduFuraste Comunicação Criativa 2018
  • LinkedIn
bottom of page