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Educação Física Inclusiva e o Ambiente Escolar

Um quarto da população brasileira possui algum tipo de deficiência, segundo o IBGE. São 45 milhões de pessoas, que tem na educação um direito fundamental. A presença de profissional de apoio escolar e condições de igualdade estão entre as garantias previstas na Lei Brasileira de Inclusão e na Constituição Federal. A educação física inclusiva significa assegurar o direito à atividade física para todos sem distinção, garantindo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor também para os alunos que possuem algum tipo de deficiência. Além do aspecto da saúde e do desenvolvimento corporal, a inclusão plena desses alunos proporciona um considerável ganho de autonomia e autoconfiança. Com isso, quem ganha é a comunidade escolar como um todo, que acaba se tornando mais igualitária. Todos levam para a vida importantes lições de tolerância, empatia, respeito e solidariedade adquiridas no convívio inclusivo. A ludopedagogia demonstra que as brincadeiras, jogos e atividades recreativas, esportivas e de lazer reduzem as diferenças entre eles, criando aproximação e maior interação. As crianças aprendem desde cedo que diferenças existem e que é possível conviver com elas sem preconceito e com acolhimento. Inclusão: compartilhe essa ideia!

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