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O Fantasma da Tela em Branco

  • Foto do escritor: Edu Furasté
    Edu Furasté
  • 16 de fev. de 2022
  • 6 min de leitura

Dicas para enfrentar o bloqueio criativo.




Você, redator, está com uma demanda importante. O prazo está apertado (ok, isso não é novidade). Você senta, se ajeita na cadeira, dá aquela última conferida no briefing, respira fundo e... trava diante da tela. Bem-vindos ao bloqueio criativo, também conhecido como “síndrome da folha em branco”. O pesadelo de quem vive de ter ideias. Mas não se desespere que tem jeito. É o que vamos ver a seguir.


O que é?


Bloqueio criativo é um fenômeno que envolve a perda temporária da habilidade de gerar conteúdo ou dificuldade de ter ideias, geralmente por falta de inspiração ou criatividade. O termo foi criado em 1947, pelo psiquiatra austríaco Edmund Bergler, que investigava a dificuldade de alguns escritores em continuar produzindo. Os bloqueios criativos não dizem respeito só à produção literária, mas são obstáculos à criação de algo novo, seja uma ilustração, um vídeo, música e tudo o que envolve processo criativo.


Principais causas


O medo de errar

Este é um velho conhecido inibidor da criatividade. As crianças são aparentemente mais criativas que os adultos justamente porque não possuem medo de errar, de receber críticas, de serem censuradas ou de tentar. O medo limita e bloqueia nossas iniciativas.


A procrastinação

Nem sempre a causa da procrastinação se restringe a um problema de gerenciamento de tempo. Muitas vezes ela é uma resposta emocional, um recurso que o cérebro utiliza para evitar algo supostamente desagradável e fazer algo que traga uma sensação positiva temporária. Essa percepção, ainda que inconsciente, de que a tarefa a ser feita é desagradável, faz com que a gente trave, pois o nosso cérebro está “fugindo” do problema a ser resolvido, em busca de alternativas mais prazerosas.


O Perfeccionismo

Se você se cobra demais, pode ser que corra mais riscos de travar enquanto fica esperando a ideia genial surgir num rompante divino. Enquanto isso, despreza insights criativos aleatórios supostamente ruins.


Pressa e excesso de objetividade

A pressa é inimiga da ideia criativa. Sim, eu sei que os prazos nem sempre são generosos, sobretudo em propaganda, mas possuir um ritual de processo criativo ajuda bastante. Querer chegar muito rápido à solução de um problema nos impele a realizar tarefas no modo automático, limitando nossas possibilidades. Como já dissemos, criatividade é muito mais transpiração do que inspiração. Então, não adianta querer ir direto ao ponto, ou cortar caminhos: o negócio é testar caminhos, recomeçar muitas vezes, mudar perspectivas, esboçar muito.


Pressão por um sucesso anterior

Sabe aquelas bandas que gravam um sucesso estrondoso e depois não conseguem mais repetir o feito? Todo mundo que já emplacou uma grande ideia alguma vez na vida já deve ter se assombrado com esse pensamento: “e se esse trabalho não for tão bom quanto o anterior?”, “e se eu não conseguir corresponder às expectativas?”, "e se..."

Essa pressão pode gerar ansiedade e bloquear seu processo criativo.


Paralisia pelo excesso

Ter muitas possibilidades, em tese, não deveria ser um problema. Mas isso também podem levar a um bloqueio criativo. É o que chamamos paradoxo da escolha, a paralisia pelo excesso. Ter muitas opções de caminhos e escolhas pode nos confundir, ou nos deixar insatisfeitos, gerando frustração e paralisia criativa.


Stress

O stress é uma causa fisiológica para o bloqueio criativo. Se você estiver desgastado física e emocionalmente, a tendência é que você tenha dificuldade para encontrar novas ideias ou desenvolver algum projeto. Cuidar da saúde mental é um pré-requisito para o exercício pleno da criatividade.


Tédio e desmotivação

Quando se trata de criação, precisamos ter claro que as coisas nem sempre acontecem no ritmo que desejamos. Além de interesse e envolvimento com o tema, precisamos persistir na busca por soluções. O processo criativo exige pesquisa, planejamento, envolvimento e muita paciência. Não desanime, o negócio é insistir. Se a causa do bloqueio for tédio, experimente novas técnicas, pesquise outras referências, outros caminhos.


Falta de conexão com o tema

Essa talvez seja a principal causa dos bloqueios que acometem os criativos. Quando estamos desconectados do assunto a ser trabalhado, seja porque temos pouca intimidade, poucas informações ou desinteresse pessoal, nosso cérebro vai gerar poucas associações de ideias. Nosso subconsciente funciona como um grande HD, cheio de materiais, informações e referências acumuladas. Se não temos conexão ou afinidadade com o assunto, precisamos abastecer esse HD através de estudos e muita pesquisa.




Como vencer

o bloqueio criativo


1. Enfrente seus medos


Já dissemos que o medo é um grande inimigo da criatividade. Muitas vezes, de forma inconsciente, podemos ter medo do julgamento doa outros, medo de arriscar algo novo, de receber críticas, de falhar. Qualquer que seja o medo, ele irá te bloquear. O medo é filho da insegurança e para combater isso, confie no seu potencial. Adquira autoconfiança para saber que eventuais erros não te representam. Dê o melhor de si sempre, sem se preocupar. Se o resultado não for o esperado, não se culpe, não terá sido por falta de esforço. Tropeços acontecem muitas vezes por fatores que estão fora do nosso controle: um briefing mal formulado, uma informação importante omitida, uma mudança repentina de ideia.


2. Aprenda a trabalhar em equipe


A troca de ideias com um colega ou outra pessoa pode servir para jogar luz no problema, ou nos fazer enxergar a questão sob perspectivas diferentes. É importante ter alguém com quem conversar ou validar suas ideias ainda durante o processo criativo. Se você integra uma equipe criativa, faça trocas com seus parceiros, converse, proponha, interaja, pergunte. Tenha humildade para aceitar críticas e sugestões.


3. Pesquise referências e conecte as ideias


- Pesquise: Antes de criar, procure saber tudo sobre o assunto ou produto em questão, quem é o seu público, qual sua promessa de valor, como as pessoas se relacionam com ele. Seja minucioso, quanto mais informações, maiores as chances de algum insight. Se você lê bastante, terá mais facilidades. Pesquisar na internet ajuda muito, mas cuide para não dispersar demais sua atenção. A tentação de perder o foco é grande.


  • Minha dica é: pesquise bastante na internet e depois passe para um caderno, ou para o papel, para rabiscar (ou no editor de texto, tipo word, se você for menos analógico que esse veterano aqui).


- Anote tudo: tome nota de todos os pensamentos que surgem no processo, até aqueles que parecem mais desconexos. Depois, faça listas e agrupe as ideias afins e tente estabelecer conexões entre elas. Pense em analogias, desenvolva imagens mentais, teste fontes, rabisque bastante.


- Personifique: imagine a buyer persona como alguém que você conhece bem. Visualize seu rosto, pense nos seus gostos, seus hábitos. Como você conversaria com ela? Que assuntos tratariam? Que tipo de programa fariam juntos?

4. Tenha seu ritual para sair do branco

O que vale para mim pode não valer para você. Mas todo mundo que vive de ter ideias precisa ter o seu processo criativo. Às vezes temos prazos apertados para criar e não podemos esperar por uma noite de sono. Seja como for, algumas dicas são valiosas:


- Pausa para o café. Eu costumava brincar sobre isso: quantas ideias cabem numa simples xícara de café? Levante-se, sirva-se e organize os pensamentos enquanto toma um cafezinho. Se você não gosta ou não bebe, faça a sua pausa para uma água, um suco ou mesmo olhar pela janela.


- Curta seu home office. Para mim, essa é a maior vantagem do trabalho remoto. Se você trabalha em agência ou escritório convencionais, será sempre um constrangimento fazer alguma coisa que não seja ficar na frente do computador “produzindo”, ou que pareça “perda de tempo”. Se você trabalha de casa pode se levantar, fazer um carinho no cachorro, ler alguma coisa, deitar no sofá ou mesmo tomar um banho... enfim, qualquer atividade que dure até dez minutos e ajude a clarear as ideias, sem enfrentar julgamentos. Na maioria das vezes é só uma questão de destensionar o corpo e a mente. O que mais nos bloqueia é a tensão, a preocupação com o prazo e a pressão pelo resultado.


- Mude o ponto de partida. Releia o briefing e tente abordar o tema sob outras perspectivas. Cada vez que definir um caminho criativo, foque nele, explore as possibilidades, busque pontos de conexão e afinidade com o tema. Mas tenha cuidado para não se perder no excesso de referências.


- Siga seu método. Já abordamos isso em outros textos. Escrever requer método, constância e persistência. Não se iluda com a ideia da “centelha da inspiração”. As boas ideias surgem com muita transpiração. Tenha um cronograma, faça suas pausas criativas, elimine as distrações durante o processo e tenha um ambiente agradável para escrever. Eu gosto de escutar músicas calmas com meus fones de ouvido. O importante é seguir no método. A prática diária é a melhor forma de eliminar esse fantasma do bloqueio criativo. E você? Tem um método criativo? Quer saber qual o meu? Fiz um texto sobre isso aqui.


- Achou o fio? Agarra nele e vai! Imersão é tudo, sobretudo se você é dispersivo, como eu. Se você achou um ponto de partida, desenvolva seu ritmo, ou fluxo de trabalho com foco e motivação. Evite as distrações e outras preocupações. Segura a ideia e esqueça da vida.


Espero que eu tenha ajudado. Boa sorte e bons textos!

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